2012 – O ANO DE ALEXANDER ZINOVIEV

2012 – O ANO DE ALEXANDER ZINOVIEV O caminho russo da resistência

2012 – O ANO DE ALEXANDER ZINOVIEV

O caminho russo da resistência

 

Em 2012, todo o mundo pensante comemora os noventa anos do nascimento de Alexander Zinoviev – lógico, filósofo, sociólogo, escritor, ideólogo e destacado cidadão  da Rússia.

Nós nos descortinamos o fenômeno  Alexander Zinoviev – personalidade à maneira do Renascimento, um dos mais apaixonantes e atraentes enigmas dos séculos XX- XXI, herói de nosso tempo e homem do futuro.

Alexander Zinoviev foi  o primeiro  teórico a refletir sobre o despertar global da humanidade. Toda a sua vida ele dedicou ao despertar intelectual, social e civil do mundo  e à  principal arma nessa tarefa—a razão.

Sua herança orienta-se para a salvação e para o desenvolvimento  do “fator  compreensão”, do sentido da existência social da humanidade, única condição que permitirá ao homem, como personalidade que pensa, viver de modo  independente e livre, no mundo contemporâneo. Pois “apenas o homem dá nascimento ao fogo da razão, e esse milagre ninguém pode alterar.”

A vida de Alexander Zinoviev é o caminho russo da resistência à entropia social e à manipulação ideológica, à perturbação global das inteligências, ao obscurantismo, à imposição de escolhas, à ausência de alternativas e à dirigibilidade da história. Isso é o caminho  da resistência ao  controle e à manipulação do processo de evolução da humanidade.

Seu credo- a verdade a qualquer preço. Sua fórmula – servir ao que é verdadeiro. Sua divisa – a mais elevada produção cultural do pensamento. Sua façanha – desafiar o  Leviatã onipotente. Seu destino – a tragédia de um gênio russo, a expulsão de sua pátria. Sua época – a grande ruptura da evolução humana. Sua tradição intelectual   – a busca, sem concessão, de uma alternativa social e civilizatória para o mundo. Sua lei fundamental – é possível ser homem  apenas indo contra a corrente.

A linha de Zinoviev – o caminho do novo homem, cujo código moral tem por fundamento: a dignidade, a justiça e a criação. 

 

 

 Instituto Biográfico de Alexander Zinoviev

 www.zinoviev.info      ●    www.zinoviev.org      ●   www.zinoviev.ru